Cursos/Eventos de Formação promovidos pela Região Escoteira de São Paulo

* Instruções ao Cursante de Curso/Evento de Formação promovido pela Região Escoteira de São Paulo:

Os cursos e demais eventos de formação promovidos pela Região Escoteira de São Paulo ocorrem na Rede de Centros Escoteiros, seguindo o Calendário Regional previamente estabelecido.

 

Inscrições:

São realizadas via Meu SIGUE ou SIGUE Administrativo, clicando na aba “Eventos”.

Os cursos e demais eventos de formação são sinalizados com *, como, por exemplo:

 * Curso Técnico – Ramo Lobinho (01/2016)

As inscrições são abertas com 2 (dois) meses de antecedência da data de início do curso e encerradas com 15 dias de antecedência da mesma data.

 

Os dados bancários para devolução do valor pago devem ser devidamente preenchidos no ato da inscrição, para casos de cancelamento ou desistência.

 

Lista de Espera:

Os interessados serão comunicados por telefone pelo Escritório Regional da possibilidade de inscrição, de acordo com as disponibilidades abertas pela ausência de pagamento, cancelamento ou desistência de inscrições, respeitando-se a ordem de inscrição na lista de espera. Os contatos serão feitos cerca de 10 (dez) dias antes da data do curso e o vencimento do boleto bancário de pagamento da taxa de inscrição para o dia seguinte da confirmação de interesse pela vaga.

 

Conferência de pré-requisitos para participação:

Todos os pré-requisitos para participação nos cursos e demais eventos de formação serão conferidos pelo Núcleo de Escotismo do Escritório Regional após o encerramento das inscrições. Por exemplo: para participar do Curso Básico do Ramo Escoteiro é necessário ter participado do Curso Preliminar Escotista (CPE) e do Curso Técnico do Ramo Escoteiro (CTRE), tendo um intervalo de 4 meses desde a participação no CPE.

Em caso de não cumprimento de algum dos pré-requisitos, os inscritos serão contatados, sujeitos a ter sua participação no curso/evento de formação indeferida. Neste caso, será ressarcido o valor integral pago.

 

Prazos de vencimento e reembolso:

O vencimento dos boletos bancários para pagamento da taxa de inscrição é sempre na data do encerramento das inscrições e não há possibilidade de pagamento após o vencimento e nem emissão de outro boleto. Recomendamos a impressão do boleto bancário no ato da inscrição;

Durante o período de inscrições (da abertura até o encerramento), em caso de cancelamento ou desistência da inscrição, haverá retenção de 10% do valor pago referente à despesas administrativas;

Após o encerramento do período de inscrições até um dia antes do início do curso (até às 18h), em caso de cancelamento ou desistência da inscrição, haverá retenção de 50% do valor pago;

Em caso de cancelamento ou desistência da inscrição no dia do curso, não haverá reembolso do valor pago e a ausência no curso/evento de formação é considerada como falta;

Em casos de cancelamento do curso por parte da Região Escoteira de São Paulo, haverá o reembolso integral total dos valores pagos.

Todas as solicitações de reembolso devem ser feitas por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Transferência de inscrição:

A transferência pode ser feita pelo próprio associado via SIGUE durante o período de inscrições. Após o encerramento das inscrições, é necessário contatar o Núcleo de Escotismo do Escritório Regional para realiza-la, por meio do e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Documentação mínima a ser entregue no dia do curso/evento de formação necessária para participação:

- Cursos Técnicos: autorização para participação disponível no Meu SIGUE, impressa, devidamente preenchida e assinada;

- Cursos Básicos: autorização para participação disponível no Meu SIGUE, impressa, devidamente preenchida e assinada, e Ficha de Acompanhamento de Nível Básico (Escotista ou Dirigente), disponível na área de Downloads do site regional ( www.escoteirossp.org.br );

- Cursos Avançados: autorização para participação disponível no Meu SIGUE, impressa, devidamente preenchida e assinada e Ficha de Acompanhamento de Nível Avançado (Escotista ou Dirigente), disponível na área de Downloads do site regional ( www.escoteirossp.org.br );

Todas orientações relativas à formação de escotistas e dirigentes na Região Escoteira de São Paulo se encontram na Resolução Regional 02/2014 disponível na área de Donwloads do site regional (www.escoteirossp.org.br ).
Especial atenção ao 14º artigo da Resolução Regional 02/2014, que dispõe sobre o Assessor Pessoal de Formação.

 

Material mínimo necessário a ser levado no dia do curso/evento de formação:

- Material de higiene pessoal de uso individual;

- Kit alimentação (popular “kit papinha”): copo, prato, talheres e pano de prato;

- Material para pernoite, variando entre acampado e acantonado.

 

Informações complementares:

Em casos de dúvida ou assuntos relacionados aos cursos, entrar em contato com o Núcleo de Escotismo do Escritório Regional pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . 

 

 

 

 

Instruções ao Formador de Cursos/Eventos de Formação promovidos pela Região Escoteira de São Paulo na Rede de Centros Escoteiros:

Solicitação para autorização de curso/evento de formação:

As autorizações de curso/evento de formação devem ser entregues com, no mínimo, 30 dias (um mês) de antecedência da data de início do curso, contendo a relação de todos os membros da equipe de formação e a grade, onde deverá ser discriminado quais Unidades Didáticas (UDs) serão aplicadas por cada formado.

A equipe de formação tem um limite máximo de 6 (seis) formadores de tempo integral, por conta da alimentação inclusa no custo do curso/evento de formação. Todos os membros da equipe de formação devem ter Contrato de Trabalho Voluntário vigente com a Região Escoteira de São Paulo. Lembrando que, para aplicar qualquer UD, o formador deve ter, no mínimo, participado do Seminário Regional Preparatório de Formadores.

O curso/evento de formação só terá suas demandas atendidas (material, alimentação, etc.) após a aprovação de sua solicitação, que depende da análise da programação prevista e da validade de todos os contratos de trabalho voluntário da equipe de formação.

A numeração do curso/evento de formação só será emitida e enviada depois da aprovação dos critérios citados acima.

Quaisquer solicitações para autorização de curso/evento de formação devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., dentro do prazo estabelecido.

 

Solicitação de Materiais e Alimentação Diferenciada:

Para o desenvolvimento do curso/evento de formação, podem ocorrer requisições de materiais específicos ou, em caso de algumas vivências há a necessidade de uma alimentação diferenciada (sarais, jantares internacionais, festas temáticas, entre outros).

As requisições devem ser feitas pelo Diretor do curso/evento de formação com 7 dias (uma semana) de antecedência para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Lista de Presença e Certificados de Participação:

Com 2 dias de antecedência da data do curso, um dos membros da equipe de formação do curso deverá retirar a lista de presença e certificados no Escritório Regional.

 

Relatório de Cursos/Eventos de Formação:

O relatório do curso/evento de formação deve ser encaminhado pessoalmente ou via email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ao  Núcleo de Escotismo do Escritório Regional num prazo máximo de 21 dias após a data de sua realização.

O Diretor do curso/evento de formação ficará suspenso de participar de equipes de formação para cursos/eventos de formação promovidos pela Região Escoteira de São Paulo até que ele entregue suas pendências.

 

Escoteiros do Brasil
Rua Coronel Xavier De Toledo, 316 - 3º andar
São Paulo/SP – República – CEP 01048-000

-

Telefone: (11)3154-5500
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados das 09h às 13h

-

Temos Compromisso Social e contribuímos mensalmente com: